TRABALHA DE NOITE? CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA MELHORAR O SEU SONO
Publicado em: 13/06/2022

De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, pelo menos 15% dos brasileiros trabalham à noite. Profissionais da comunicação, militares, hotelaria, aviação, transportes e outros são alguns dos que fazem parte desses 15%. 


Tendo a rotina de sono totalmente afetada, às vezes fica difícil manter um sono de qualidade. Se você é um desses trabalhadores noturnos, aqui vão algumas dicas para te ajudar a melhorar o seu sono.


1. Use óculos escuros ao voltar para casa




Geralmente quem trabalha durante à noite, volta para casa com o Sol nascendo. Pode parecer óbvio para alguns ou besteira para outros, mas o  Sol influencia diretamente na sua predisposição em pegar no sono.


Por isso é importante usar óculos escuros na volta para casa, assim você evita o contato direto com a luz do Sol, mantendo seu corpo mais propício ao sono e garantindo uma melhor qualidade.


2. Tente dormir logo que chegar em casa




3. Deixe o quarto silencioso e o mais escuro possível




Nosso corpo é predisposto a dormir quando está escuro, já que a diminuição da luminosidade induz a produção da melatonina, hormônio regulador do início do sono. Além disso, a qualidade do sono durante a noite é superior ao diurno.


Por conta disso, é importante criar o ambiente ideal para dormir depois de uma noite inteira de trabalho. Deixe o quarto o mais escuro e silencioso possível, assim você consegue chegar o mais próximo de uma noite de sono de qualidade.


4. Desligue os aparelhos eletrônicos




Desligar os aparelhos do seu quarto pode ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.


Alguns estudos indicam que a exposição à luz do celular à noite prejudica o sono porque o tipo de iluminação proveniente da sua tela corta a secreção de melatonina, o mesmo hormônio mencionado no item 3, que auxilia na regulação do sono.


5. Evite cafeína perto da hora de ir embora




A última e mais óbvia (ou não) é evitar cafeína perto da hora de encerrar o expediente. Chegar em casa pronto para descansar depois de uma noite inteira de trabalho e não conseguir dormir por ainda estar pilhado com a cafeína não deve ser nada agradável, não é mesmo?


Uma dica que pode te ajudar a dormir bem melhor quando chegar em casa, é substituir o café por um suco de laranja com alface. Ele proporciona um efeito sedativo que relaxa os músculos e acalma os nervos, sendo ideal para quem sofre de insônia, estresse ou ansiedade. Bater tudo no liquidificador e beber a seguir, sem coar.


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